Câmara Municipal de Touros/RN

Estrutura Organizacional

A estrutura organizacional de uma Câmara Municipal é fundamental para assegurar a eficiência no exercício do Poder Legislativo. Ela estabelece de forma clara os cargos, funções e hierarquias, facilitando a elaboração de leis, a fiscalização do Poder Executivo e a representação dos interesses da população. Uma boa estrutura organizacional promove a integração entre os setores administrativos e legislativos, assegura a transparência nas ações, otimiza a comunicação interna e fortalece o controle e a gestão dos recursos públicos, garantindo que as atividades parlamentares sejam realizadas de forma coordenada e eficaz.

A Câmara Municipal de Touros tem a sua sede na Rua Vereador Miguel Neri, 116, Centro – Touros/RN – CEP 59584-000. Melhorada as condições de funcionamento e de acesso ao Poder Legislativo através da localização centralizada, agregou-se todos os órgãos num espaço conjugado, o que contribuiu para o controle interno e otimização dos serviços.

O setor administrativo funciona no prédio da Câmara no horário de 08:00 às 13:00.

A Sessão Legislativa Ordinária compreende o período de 1º de fevereiro a 15 de dezembro, permanecendo em recesso no mês de janeiro e entre os períodos de 15 de junho à 15 de julho.

Por previsão do seu Regimento Interno, a Câmara realiza Sessões Plenárias Ordinárias nas Quartas feiras de cada semana, com início às 09h00min.

Por convocação do Presidente ou por deliberação da Câmara, poderão ser realizadas as Sessões Plenárias Extraordinárias, em hora diversa da fixada para as Sessões Plenárias Ordinárias, mediante convocação, para apreciação de matéria em Ordem do Dia, para palestras e conferências e para ouvir titular de órgão ou entidade da administração municipal.

Também serão convocadas pelo Presidente, as Sessões Solenes destinadas para homenagens e as Sessões Especiais, realizadas para recepcionar representantes de entidades para a manifestação de determinado assunto.

As Sessões Plenárias da Câmara Municipal são públicas.

Para dar suporte às atividades dos vereadores, e para atendimento ao público, a Câmara possui os seguintes departamentos, todos funcionando em sua sede:

Presidência

O Presidente representa a Câmara de Vereadores. Auxiliada pela Mesa Diretora, a Presidência dirige politicamente e administrativamente a Câmara de Vereadores, zelando pelo decoro de seus membros, pelo livre exercício do mandato popular e pelo respeito à suas prerrogativas.

Secretaria e Controladoria

Neste setor são operacionalizados os serviços administrativos, o processo legislativo, recursos humanos, protocolo e controle patrimonial. Também funciona junto à Secretaria a Biblioteca, com o objetivo de auxiliar os setores do Legislativo Municipal na pesquisa e localização de textos legais. Atualmente, esses serviços são realizados por três Oficiais Legislativos da Casa, todos de cargos efetivos.

Tesouraria

A Câmara movimenta e contabiliza os seus próprios recursos, de forma independente. Toda execução orçamentária é realizada por um servidor e uma auxiliar.

Setor de Arquivo

Setor responsável pela guarda e consulta dos documentos legislativos recentes, e de responsabilidade dos Oficiais Legislativos.

Operacional

É composto pelos serviços de recepção e telefonia; serviços gerais e copa; e serviço de transporte. Sendo esses serviços operacionalizados, respectivamente, pelo telefonista, uma auxiliar de serviços gerais e um motorista, todos de cargos efetivos.

Portal da Transparência

“O Portal da Transparência já está disponível, permitindo o acesso público e a consulta de documentos importantes. Agora, todos os cidadãos podem acompanhar as informações detalhadas sobre a gestão pública de forma clara e acessível, promovendo a transparência e o controle social. Acesse através do botão abaixo.”
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